Pibid busca melhoria do ensino
O objetivo principal do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é a melhoria do ensino, além da valorização do magistério. O Pibid começou, no início do mês, na UEM, porém, a solenidade de abertura oficial das atividades ocorreu no sábado (24). Durante o evento, a pró-reitora de Ensino da UEM, Ednéia Rossi, destacou a importância do projeto na busca da melhoria do ensino nas escolas e o coordenador do Pibid na UEM, João César Guirado, fez a apresentação do projeto e das metas a serem alcançadas em dois anos.

Com uma câmera na mão e uma idéia na cabeça, você pode ser um dos ganhadores da mostra paralela do 7° Festival de Cinema de Maringá, que será realizado no câmpus da UEM de 21 a 29 de maio. O evento, que tem incentivado por meio das diversas atividades a produção de curtas metragens, desta vez vai apresentar e premiar trabalhos amadores dentro do 1º Festivalzinho Tudo em poucos Minutos.
Mais um
passo para facilitar o diálogo entre os veículos de comunicação social e o
hospital universitário foi dado, no sábado (17), com a realização do curso de
extensão O Sistema Único de Saúde para
Jornalistas, organizado pela assessoria de imprensa do HUM. Jornalistas e
estudantes de jornalismo participaram do evento, ocorrido numa das salas do
Departamento de Medicina, no hospital.
O Museu da Bacia do Paraná da UEM promove, até 30 deste mês, a exposição Arte e Transcendência, de Edvan Dias de Souza. Segundo a técnica de Assuntos Culturais, Laura Chaves, o escultor teve que superar muitas situações. “O fato de ter nascido com paralisia cerebral não o impediu de vencer desafios e criar oportunidades para desenvolver seu potencial humano”.
O mestrado em Administração da Universidade Estadual de Maringá aceita inscrições de interessados até 30 deste mês. O curso, na área de concentração em Organizações e Empreendedorismo, inicia em agosto e tem duas linhas de pesquisa: Organizações, Estratégia e Trabalho e Empreendedorismo, Inovação e Mercado. São oferecidas até sete vagas para cada linha de pesquisa. O processo seletivo inclui o desempenho do Teste Anpad (eliminatória); a análise do currículo, o resultado do Teste Anpad e a prova escrita (classificatória e eliminatória); e entrevista (classificatória e eliminatória).
Representantes do Instituto Emater estiveram na UEM, nesta quinta-feira (15), com o vice-reitor Mário Azevedo, para solicitar que a Universidade ofereça cursos para capacitar os técnicos do Paraná, explicando que a demanda é grande. As conversações estão centradas, neste momento, na especialização em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável e no mestrado profissional na mesma área. O primeiro contará com 100 vagas e o segundo, com 30. Parte delas será destinada a técnicos de outras instituições, movimentos sociais e ONGs. Ambos, de educação a distância, devem iniciar no segundo semestre deste ano e receberão recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
O professor da Universidade do
Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Emir Sader, profere a aula inaugural da
extensão nesta sexta-feira, dia 16 de abril, às 20 horas, no anfiteatro do Programa
de Desenvolvimento Educacional (PDE), Bloco B-33, câmpus universitário. 
A Semana do Livro na UEM segue até esta sexta-feira, dia 16.
É uma oportunidade para acadêmicos e comunidade em geral adquirirem os exemplares
publicados com o selo da Editora da UEM (Eduem) a preços bastante convidativos.
Segundo os organizadores, é possível comprar livros a partir de R$ 5,00. Além
disso, todos os lançamentos da Eduem estão pela metade do preço.
A Universidade Estadual de Maringá recebe, hoje (15), a
pesquisadora Ana Elisa Madureira Padula, que irá proferir uma palestra sobre
homeopatia. O evento é aberto aos interessados e será no anfiteatro do Nupélia,
Bloco G-90, câmpus universitário, com início às 20 horas.
Foi criado, no dia 12, o Comitê de Pesca e Aquicultura do Reservatório de Rosana e a Jusante da Usina Hidrelétrica de Rosana e seus Tributários com o objetivo de estimular a estruturação e gestão compartilhada das atividades da pesca e aquicultura da região, gerando emprego, aumento de renda e inclusão social. Entre as prioridades, está a elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura, levando em conta as especificidades de cada município que compõe o Território da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. 
Maringá participa, pela sexta vez, do Festival de Instalação de Software Livre (Flisol), que ocorre no dia 24 deste mês, simultaneamente em toda a América Latina. As atividades serão realizadas na UEM, no Anfiteatro Ney Marques, a partir das 8h20. Estão programadas palestras, oficinas e apresentações de trabalhos acadêmicos. Além disso, serão instalados programas livres em computadores que forem levados ao evento. O objetivo é estreitar o contato de usuários de computador com o mundo do software livre e com outras pessoas, trocando dúvidas/sugestões.

