UEM: PAS terá 8 mil candidatos
O Processo de Avaliação Seriada da Universidade Estadual de Maringá teve 8.485 inscritos, dos quais, foram homologados 8.003 candidatos. Foram identificados 534 colégios, dos quais, 389 do Paraná, 120 de São Paulo, 17 do Mato Grosso do Sul, 3 do Mato Grosso, 3 de Santa Catarina e 2 de Minas Gerais. Além disso, 423 candidatos não mencionaram de que colégio são provenientes. As provas serão aplicadas no dia 29 deste mês em 15 cidades paranaenses. Os portões serão abertos às 13h30 e fechados às 13h50. Os candidatos terão até as 19 horas para responder as 40 questões e redigir a redação.

Rússia: ascensão e queda de um império é o
título do décimo livro do professor João Fábio Bertonha, do Departamento de
História da Universidade Estadual de Maringá, que será lançado neste mês. Ainda
sem data para a cerimônia de lançamento oficial.
Para comemorar os 20 anos de seu funcionamento, o Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) promoverá, no dia 6 de novembro (sexta-feira), às 20 horas, no Teatro Marista, um evento aberto a todos os interessados. A história do hospital começou por meio de um Pronto Socorro construído com auxilio da Fundação Caetano Munhoz da Rocha e da Prefeitura de Maringá, em 1989. O HUM veio a ser considerado hospital em 1991 e hoje é responsável por atender diretamente a pacientes de 30 municípios vinculados à 15ª Regional da Saúde e também de outros Estados, o que resulta em mais de um 1 milhão de pessoas atendidas.
Os organizadores da Mostra Os 400 Anos da Invenção do Telescópio e seus Desdobramentos na Arte resolveram prorrogar o evento até 8 de novembro. Até esta quinta-feira, mais de 1,5 mil pessoas já passaram pelo Teatro Calil Haddad. Os visitantes fazem um passeio por um acervo multimídia, que reúne imagens, experimentos de ótica, cópias dos livros de parte do Sidereus Nuncius, no qual Galileo Galilei reporta descobertas astronômicas com o telescópio. Podem ser vistos, ainda, nos percursos temáticos equipamentos e imagens da astronomia antiga (a olho nu), a astronomia ótica, a invenção do telescópio e, finalmente, aos modernos telescópios espaciais e observatórios terrestres.
Será lançando no mês de novembro,
o livro Dilemas do Desenvolvimento Brasileiro: Idéias, política e economia do
Brasil do século XIX, organizado pelos professores Ângelo Priori e Lupércio
Antônio Pereira, do Departamento de História e da Pós-graduação em História, da
Universidade Estadual de Maringá. A obra
reúne seis artigos de oito pesquisadores, que discutem temas referentes ao
desenvolvimento do país no século XIX, sob o viés econômico, político e
ideológico.
Cerca de 50 coordenadores dos programas de pós-graduação em História do Brasil estão em Maringá discutindo o planejamento estratégico para a área para os próximos 20 anos. A 38º reunião do Fórum Nacional dos Coordenadores dos Programas de Pós-graduação em História começou hoje e termina amanhã (30), no Hotel Deville. É a segunda vez que a Universidade Estadual de Maringá sedia o evento.
Começa amanhã (29), às 9 horas, a 38º reunião do Fórum Nacional dos Coordenadores dos Programas de Pós-graduação em História. Para a
abertura foi convidada o professora Junia Maria Furtado, Secretária Nacional da
Associação Nacional de História (ANPUH), que vai falar sobre o Perfil da
Pós-graduação em História hoje. O evento vai até o dia 30, e será realizado no
Hotel Deville. É a segunda vez que a Universidade Estadual de Maringá sedia a
reunião.
Numa iniciativa inédita, o Hospital Universitário Regional de Maringá vai pré-qualificar as marcas dos produtos a serem comprados por meio de licitação. O objetivo é atestar a qualidade dos materiais antes da aquisição, garantindo um atendimento seguro aos pacientes, além de oferecer condições de biosegurança para os servidores, com menor preço praticado no mercado, e de fácil utilização pelos profissionais de saúde.
A Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH) promoveu um café da manhã para professores e técnicos para marcar o Dia do Servidor Público, hoje (27). Aproveitou a ocasião para lançar o Programa Integrado de Ação Social (Proação UEM), com o objetivo de integrar e fomentar as ações sociais voltadas à promoção de intervenção em saúde, cultura, clima organizacional, ações educativas e apoio psicossocial para o desenvolvimento humano da comunidade universitária. O coordenador do Proação é o professor Júlio César Damasceno, diretor-adjunto do Centro de Ciências Agrárias.
A Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários da UEM lança, amanhã (27), o Programa Integrado de Ação Social (Proação UEM), com o objetivo de integrar e fomentar as ações sociais voltadas à promoção de intervenção em saúde, cultura, clima organizacional, ações educativas e apoio psicossocial para o desenvolvimento humano da comunidade universitária. O coordenador do Proação será o professor Júlio César Damasceno, diretor-adjunto do Centro de Ciências Agrárias.
Ocorreu ontem (22), às 17 horas,
a abertura oficial da II Copa Universitária de Futebol Suíço da Universidade
Estadual de Maringá. Segundo o professor Alexandre Miyaki da Silveira, do Departamento
de Educação Física, coordenador do projeto, o objetivo desta copa é estimular a
prática do esporte na instituição, integrando acadêmicos dos vários cursos de
graduação e pós-graduação da UEM com o intuito maior de criar uma cultura para
a prática de esportes na instituição, além de estimula a prática social.
Silveira explica que a taxa de inscrição era um litro de leite por jogador, que
foi doado para a Creche Menino Jesus. No total, foram arrecadados 420 litros de leite.
A abertura oficial do Congresso Internacional de Museologia ocorreu ontem (21), às 20 horas, no Bloco C-67, no câmpus da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A solenidade reuniu centenas de acadêmicos, professores e profissionais da área de museologia, arquitetura, história e educação. O Congresso, que está na sua primeira edição, é uma promoção do Museu da Bacia do Paraná e tem na programação conferências internacionais, minicursos, apresentações de trabalho (comunicações orais e painéis) e mesas-redondas. As atividades encerram-se amanhã (23).


