A UEM realiza colação grau especial
A UEM realizou, nesta sexta-feira (4), no Anfiteatro Ney Marques, a solenidade de antecipação de colação de grau para os alunos do curso de Medicina. A cerimônia possibilita que os alunos se matriculem nos cursos de residência médica. A solicitação foi feita pelos acadêmicos que concluíram seus cursos em 2009.

O Instituto de Línguas (ILG) da Universidade Estadual
de Maringá marcou, para hoje (4), as festividades de comemoração dos seus 40
anos de fundação. Pela manhã, os professores e técnicos-administrativos participaram de uma rápida solenidade, realizada em frente ao prédio do
Instituto. As festividades continuam à noite, a partir das 20 horas, no Centro
de Eventos Araucária, quando haverá a solenidade oficial, com homenagens às
pessoas que se destacaram ao longo dos 40 anos do Instituto.
A Universidade Estadual de Maringá está finalizando os preparativos para o Vestibular de Verão, que será realizado de 13 a 15 deste mês. Nos dias 7 e 8, as reuniões com os fiscais serão no Restaurante Universitário em dois horários: às 9 e às 15 horas. No dia 10, a reunião será no Ney Marques às 8h30. No dia 12, às 14 horas, serão repassadas orientações aos fiscais de outras sedes. A etiquetagem das carteiras será feita nos dias 11 e 12. A Comissão Central do Vestibular Unificado fará um plantão para atender os vestibulandos no dia 12, das 8 às 18 horas.
Os formandos da graduação em Regência Coral, do Departamento de Música da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realizam dois recitais de encerramento de curso na semana que vem. Os quatro alunos compõem a primeira turma de Regência Coral da UEM e se apresentam na terça (8) e na quinta-feira (10), na Igreja Batista Vila Sete.
Foram abertas, ontem (2), a
sétima edição do Fórum de Extensão e Cultura da UEM e a primeira edição do
Fórum de Gestores de Extensão das IES do Paraná. O evento, criado para divulgar
e debater as ações extensionistas dentro das universidades, segue até sexta-feira
com revezamento entre debates, apresentações de trabalhos e programação
cultural e artística. As atividades são realizadas em tendas montadas ao lado
do Restaurante Universitário.
A Universidade Estadual de Maringá, por meio do Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana (Ceraup), participa do projeto Agricultura Urbana e Periurbana da Região Metropolitana de Maringá, que recebeu R$ 513 mil do Ministério de Desenvolvimento Social e de Combate à Fome (MDF) neste ano. O projeto foi elaborado junto com a Prefeitura de Maringá no ano passado e submetido ao edital do MDF. Com a entrada da UEM no processo, o poder de atendimento ao projeto de Hortas Comunitárias de Maringá foi potencializado e passou a contar com 16 bolsistas.
Termina, no próximo domingo (6), na Biblioteca Central da UEM, a mostra de esculturas em argila “arte e neuroplasticidade”. O objetivo é apresentar o desenvolvimento artístico e neuropsicomotor de Mamedio Rainha e Maria de Lourdes Rainha, casal de idosos participantes do grupo de estimulação neuropsicomotora da medicina preventiva, da Unimed Maringá.
No domingo, dia 29, 350 candidatos deixaram de fazer as provas do Processo de Avaliação Seriada (PAS). Esse número corresponde à 4,36% de ausentes num total de 8013 inscritos.
A Universidade Estadual de Maringá, em parceria com o projeto SER Atleta, da Sociedade Eticamente Responsável, vai criar duas escolinhas esportivas no próximo ano. Uma delas é de skate para crianças e adolescentes, de 8 a 15 anos de idade. A outra é a de escalada em parede, destinada para pessoas de qualquer idade a partir dos 8 anos. As aulas serão ministradas pelos integrantes do Grupo de Estudos do Lazer do Departamento de Educação Física (GEL/DEF). O diferencial desse grupo, explica o professor Giuliano Pimentel, é o trabalho com esportes de aventura em nível de ensino, pesquisa e extensão.
No dia 27, foi assinada, em Curitiba, uma série de convênios voltada ao desenvolvimento tecnológico e empresarial. Dentre eles está o Edital assinado, na sede do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), entre Ministério da Ciência e Tecnologia e a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).
O professor João dos Reis Silva Júnior, da Universidade Federal de São Carlos (na foto autografando a obra, ao lado do vice-reitor da UEM, Mário de Azevedo), lançou, nesta sexta-feira, na UEM, o livro Trabalho Intensificado nas Federais: pós-graduação e produtivismo acadêmico. Além disso, Silva Júnior fez palestra na sala dos Conselhos Superiores, prédio da Reitoria. O autor é do Departamento de Educação, do Centro de Educação e Ciências Humanas, da UFSCar.
A Orquestra de Flautas da
UEM faz sua estreia na próxima terça-feira, dia 1º de dezembro, às 20h30, num
espetáculo na Casa de Cultura do Jardim Alvorada. Com 15 integrantes, a
Orquestra conta com a formação completa da família das flautas, possibilitando
o desenvolvimento da flauta transversal em uma nova formação musical. “O resultado
é um trabalho artístico de qualidade, capaz de agradar diferentes tipos de
público”, ressalta o coordenador do projeto, professor Bernhard Fuchs.
Pouco mais de oito mil candidatos fazem as provas do Processo de Avaliação Seriada da Universidade Estadual de Maringá neste domingo (29), em 15 cidades paranaenses. Os portões serão abertos às 13h30 e fechados às 13h50. Os candidatos terão até as 19 horas para responder as 40 questões e redigir a redação. Os preparativos finais estão quase concluídos. Neste sábado, às 14 horas, haverá treinamento dos fiscais nos municípios fora de Maringá. A estrutura das provas envolverá cerca de 700 pessoas, entre fiscais e pessoal de apoio.
Política Social e Trabalhista no Brasil nos séculos XX e XXI será o tema da mesa-redonda agendada para hoje (27) à noite no auditório do Nupélia, Bloco G-90, no câmpus universitário. A promoção é do Departamento de Ciências Sociais e as discussões terão início às 20 horas.


