Exposição de imagens históricas no museu

A Empresa Júnior de Engenharia Química (Conseq) abre, nesta
terça-feira, 15, as inscrições para seleção de novos membros. O prazo
encerra-se no dia 22 deste mês. Quem quiser conhecer o trabalho realizado na
Empresa poderá participar de uma palestra agendada para hoje, às 17h30, no
auditório do Bloco C-67. A
entrada é aberta aos interessados.
Uma proposta de regulamento para os câmpus regionais, baseada na descentralização, será elaborada por uma comissão composta por todos os diretores regionais e presidida pelo professor Osvaldo Joaquim dos Santos, do Câmpus de Umuarama. O grupo deverá apresentar o resultado do trabalho em 45 dias.
Até quinta-feira, 17, a Escola de Música da UEM aceita inscrição para os cursos de Iniciação em Flauta Doce; Iniciação Musical ao Canto Erudito e para a Oficina Sopros 2011: clarinete, flauta transversal, oboé, trompa e saxofone. Para se candidatar ao curso de iniciação em flauta doce é preciso ter entre 8 e 30 anos de idade. Para o canto erudito a idade mínima é de 16 anos. Nesse caso, os inscritos deverão passar por uma entrevista, marcada para sexta-feira, dia 18, com agendamento prévio. Para os dois cursos a taxa de matrícula é de R$ 69,00 e mais oito parcelas de igual valor. As aulas serão ministradas de abril a dezembro deste ano.
A Calourada 2011, evento criado para recepcionar os novos alunos da Universidade Estadual de Maringá, entra na reta final na próxima semana quando estão programados diversos debates sobre temas variados (confira a programação no final). Um ponto alto do evento é a aula magna com o professor Sérgio Lessa. Doutor em Ciências Sociais pela Unicamp e professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Alagoas, Lessa também é autor de livros como Mundo dos homens: trabalho e ser social e A ontologia de Lukács e Sociabilidade e individuação. A palestra será na segunda-feira, dia 14, às 19h30 no auditório da Associação dos Docentes da UEM.
Entre os novos lançamentos da Eduem, a Editora da Universidade Estadual de Maringá, está o livro do jornalista e sociólogo Sérgio Gini. A obra, Repensando... A construção da hegemonia empresarial nos 10 anos que mudaram Maringá (1994 – 2004) é o resultado da dissertação do autor defendida, em 2007, no Programa de Pós-Graduação em História da UEM.
Nos dias 25 e 26 deste mês, a Universidade Estadual de Maringá irá realizar o 2º Torneio Indígena de Futebol. Cerca de 200 atletas de diferentes territórios indígenas do Paraná devem participar da competiçãao que será disputada em duas modalidades: futebol de campo masculino e futebol suíço feminino. O objetivo, segundo Giuliano Pimentel, professor do Departamento de Educação Física e organizador do evento, é aproximar as diferentes etnias na integração indígena e colocar a Universidade como polo de manifestações multiculturais.
O deputado federal Luiz Nishimori (PSDB) se reuniu, nesta sexta-feira (5), no gabinete da Reitoria da UEM, com representantes da direção do hospital universitário e professores do Centro de Ciências da Saúde, para discutir a retomada da emenda parlamentar que prevê o repasse de recursos financeiros visando o término do HU.
Reunião debateu situação do Horto Florestal, hoje de manhã (4), na Universidade Estadual de Maringá. Na ocasião, a UEM prontificou-se, caso seja solicitada, a realizar estudos para sanar problemas daquele espaço e também a auxiliar a buscar fontes de financiamento para execução das obras necessárias para recuperar a área que enfrenta sérios problemas de erosão, agravados pelas galerias que despejam águas pluviais no local. Existe uma decisão judicial que aciona a Companhia de Melhoramentos e a Prefeitura de Maringá solidariamente para que solucione essa questão .
A Universidade Estadual de Maringá quer criar um centro especializado em atendimento aos acometidos pelo AVC (Acidente Vascular Cerebral). O reitor Júlio Santiago Prates Filho, a vice-reitora Neusa Altoé, o superintendente do Hospital Universitário, José Carlos Amador, e o responsável pela UTI do HU, Almir Germano, apresentaram, ao presidente do Conselho Municipal de Saúde de Maringá, Carlos Roberto Rodrigues, o projeto elaborado pelo neurologista Diogo Fraxino de Almeida na manhã desta sexta-feira (4), na Reitoria da UEM. Solicitaram o auxílio do Conselho na contratação de neurocirurgiões, neuroclínicos, enfermeiros e auxiliares para que o serviço possa ser oferecido. O HU já está viabilizando outros ajustes necessários, como disponibilização de leitos para esse atendimento e melhorias na UTI. Rodrigues ressaltou que o projeto é extremamente importante não só para o Hospital Universitário como para toda a região de Maringá. Comentou que pretende levar o assunto para ser discutido no Conselho já na próxima reunião, em 22 deste mês.
A Dinâmica Empresa Júnior abre inscrições para o Processo Seletivo 2011 no período de 14 a 23 deste mês. Formada e administrada por acadêmicos do curso de Engenharia de Produção da Universidade Estadual de Maringá, a Dinâmica também programou uma apresentação da Empresa aos novos alunos do curso. Será nesta quinta-feira, dia 3, às 9 horas, no auditório do Bloco C-67, aproveitando alguns minutos da aula de Introdução à Engenharia de Produção, ministrada pela professora Márcia Samed.
A Adecon Empresa Júnior de Consultoria da Universidade Estadual de Maringá está selecionando novos integrantes, com o lema Enfrente novos desafios vivenciando realidades empresariais e torne- se um diferencial no mercado de trabalho. Os interessados, que devem ser dos cursos de Administração, Ciências Econômicas ou Ciências Contábeis, podem participar da palestra informativa sobre a entidade, no dia 17 deste mês, às 18 horas, no Dacese, bloco 125. As inscrições serão aceitas até o dia seguinte à palestra, na Adecon. O processo seletivo será feito em três fases. É indispensável a entrega de um currículo com uma foto 3x4 até a primeira fase que ocorrerá no dia 19, às 8h30.
O professor Carlos Sica, da Universidade Estadual de Maringá, acaba de lançar o livro PHP com Tudo, pela Editora Ciência Moderna. Segundo o autor, a Linguagem PHP apresenta a melhor curva de aprendizagem e, aliada a outras tecnologias, tornou-se a maior arma para o desenvolvimento de sistemas computacionais para a Internet. “A velocidade de concepção de softwares a coloca em primeiro lugar na maioria das empresas desenvolvedoras e, também, é cada vez mais ensinada nas universidades de todo o mundo”.
O presidente do Tribunal de Contas do Paraná (TCE), Fernando Augusto Melo Guimarães, se reuniu, nesta terça-feira (1º), à tarde, com professores, alunos e servidores da Universidade Estadual de Maringá. O principal tema em pauta foi a participação da UEM na criação do Plano Anual de Fiscalização Social (PAF Social). Guimarães esclareceu que o PAF Social não tem o objetivo de apontar e apurar irregularidades, mas avaliar como estão sendo administradas as verbas públicas nos 399 municípios e no governo estadual, por meio de projetos que levem em consideração os anseios da sociedade. É um projeto que quer identificar onde o dinheiro público pode ser melhor desembolsado, em cada região do Paraná.
O Sinteemar apresentou um rol de reivindicações de professores e técnicos que já se aposentaram ou estão se aposentando e que não desejam perder totalmente o vínculo com a Instituição. Algumas delas já estão sendo executadas, como o atendimento pelo Ambulatório Médico e encaminhamento para realização de exames, utilização da Biblioteca Central, realizando visitas hospitalares e domiciliares; outras ações estão sendo analisadas e outras precisam passar pelos conselhos superiores. O reitor Júlio Santiago Prates Filho informou que a UEM está discutindo com a Fundação Araucária a possibilidade de que professores referência aposentados pudessem desenvolver atividades e receber bolsa. Comentou que a UEM também pretende lançar uma linha editorial chamada Memórias dentro da Eduem para resgatar a história da Instituição e os que a construíram. A vice-reitora Neusa Altoé falou que a UEM implantará o café com os aposentados duas vezes ao ano como forma de agradecimento da Universidade para com eles.