setembro-azul-a-crescente-presenca-da-comunidade-surda-na-educacao
    27-09-2024
    Você sabia que setembro é marcado pela luta e valorização da identidade e cultura da comunidade surda? Conhecido como setembro azul, neste mês destacamos às conquistas e os desafios que os estudantes surdos enfrentam no Brasil.

    Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 10 milhões de brasileiros (cerca de 5% da população) apresentam algum grau de deficiência auditiva, sendo que 2,7 milhões possuem surdez profunda.

    No que diz respeito à educação, dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontam que, em 2023, existiam 62.192 estudantes surdos e deficientes auditivos matriculados na educação básica. Desse total, 55.932 estavam matriculados em classes comuns e 6.260 em classes ou escolas bilíngues de surdos. No Ensino Superior, as universidades brasileiras registraram 4.842 matrículas de estudantes surdos.

    De acordo com o Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais (Propae), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em 2024, estão matriculados nove alunos surdos nos cursos de Arquitetura, Artes Cênicas, Artes Visuais, Direito, Educação Física, Filosofia, Pedagogia e Letras, nos câmpus de Maringá, Cianorte e Ivaiporã. Também estão contratados três professores surdos, atuando no Departamento de Língua Portuguesa (DLP).

    Hoje (26), no Dia Nacional dos Surdos, reforçamos da importância de uma educação inclusiva de qualidade, do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da presença de organizações de assistência social, como a Associação Norte Paranaense de Áudio Comunicação Infantil (Anpacin) e o Propae.

    Anpacin e a inclusão educacional
    Fundada em 1981, a Anpacin surgiu com o objetivo de contribuir para o processo de inclusão e habilitação, garantindo a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes surdos ou com outras deficiências auditivas associadas. A Associação é mantenedora do Colégio Bilíngue para Surdos de Maringá, localizado dentro da UEM, e atende crianças a partir dos 4 anos, oferecendo aulas desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

    Para a diretora pedagógica, Ana Dalva Arciê Botion, um dos maiores desafios ao longo dos anos tem sido a escassez de professores bilíngues capacitados. Os professores contratados devem ser formados na área/disciplina em que pretendem atuar, em educação especial e em Letras/Libras.

    Cabe destacar que toda a equipe do colégio (atualmente 29 funcionários) é proficiente em Libras, sendo esta a primeira língua utilizada e a língua portuguesa, na modalidade escrita, a segunda.

    Por ser espaço de referência, a Anpacin busca inovar em suas estratégias de atuação. Duas vezes ao ano, a entidade oferece aulas de Libras para a comunidade externa. Ela também fecha parcerias com as atléticas da universidade, oferecendo a quadra para a prática de esportes em troca de atividades recreativas no colégio.

    Importância da Libras
    Em conversa com Alberto Freiberger Bernardinelli, professor de Libras DL, ele reforça a importância de os alunos ouvintes terem contato constante e conhecimento da cultura surda. “A língua de sinais é uma comunicação visual. É importante conviver com a pessoa surda usuária de Libras, que tem sua própria identidade surda e língua.”

    Bernardinelli nasceu surdo profundo e foi aluno do Colégio Bilíngue para Surdos no Ensino Fundamental e Médio. Ele possui graduação em Administração pelo Centro Universitário de Maringá (2012) e em Letras/Libras pela Faculdade Eficaz (2016). Também é pós-graduado em Educação Especial e Inclusiva, Libras, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD).

    “Alguns pensam que é mais fácil a comunicação em português”- Alberto Freiberger Bernardinelli, professor de Libras

    Para o professor do DLP, a existência de uma legislação valorizou a comunidade surda e a educação começou a ter prioridade. Como exemplo, tem-se o aumento do número de professores surdos nas universidades. “No entanto, algumas pessoas ainda têm preguiça de dar atenção à cultura surda e têm interesse em escutar apenas os ouvintes. Alguns pensam que é mais fácil a comunicação em português nos departamentos, e há aqueles que preferem professores ouvintes para trabalhar na área de Libras para facilitar a comunicação”, compartilha o docente

    A Libras é um sistema linguístico de natureza visual-motora utilizado como meio de comunicação e expressão da comunidade surda. Ela é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão desde 24 de abril de 2002, por meio da Lei nº 10.436/2002 e Decreto nº 5626/2005.

    Sendo uma língua oficial da comunidade surda brasileira, e segunda língua oficial do Brasil, ela possui uma gramática própria e é constituída pela configuração das mãos aliadas a movimento, direção, ponto de articulação e expressões faciais.

    Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), são mais de 300 variações usadas em interpretações com sinais no mundo. Cada país possui uma língua de sinais própria. Como exemplo, temos a dos Estados Unidos - American Sign Language (ASL), a da Argentina - Lengua de Señas Argentina (LSA) e a da França - Langue des Signes Française (LSF).

    O ensino de Libras se tornou obrigatório nos cursos de formação de professores de Pedagogia, Fonoaudiologia e das licenciaturas. No entanto, a carga horária pequena (68h) ainda não contribui como o esperado para a integração do surdo na sociedade ouvinte.

    Surdos no Ensino Superior


    A trajetória de Isabela Ferreira Gomes é mais um exemplo de luta e presença no Ensino Superior.

    Para ela, além da Lei nº 10.436, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (nº 13.146/2015) foi essencial para a inclusão. “Os surdos conseguiram se posicionar e ser vistos. As leis garantem direitos para que possamos ser representados, e dão liberdade para a língua ser reconhecida como língua”. Gomes também destaca a importância da lei que regulamenta a profissão do intérprete, o que contribui para valorizar ainda mais a comunidade.

    “Os surdos conseguiram se posicionar e ser vistos”- Isabela Ferreira Gomes, estudante

    Isabela Gomes nasceu surda profunda e começou a frequentar o Colégio Bilíngue para Surdos aos 4 anos. A escola foi o local onde ela teve contato com a Libras pela primeira vez. “Lá, você se comunica, adquire sua língua e se sente mais confortável. Você fala e te entendem”, contou.

    Seu processo de entrada na UEM foi angustiante. Ela tentou o vestibular pela primeira vez durante a pandemia, mas os equipamentos de proteção, na época de uso obrigatório, atrapalharam visualmente o trabalho dos intérpretes durante a aplicação da prova. Sua segunda tentativa foi por meio do Vestibular para Pessoas com Deficiência (PcD), e “Graças a Deus”, brincou, teve sucesso. “Tivemos um fiscal que sabia que eu era uma PcD e respeitou meu direito de surda. Assim consegui sinalizar e ver o intérprete sinalizar. Eu tive meu direito garantido”, afirmou.

    Ao ser questionada sobre os principais desafios que enfrenta diariamente, a acadêmica explica que o principal deles é a comunicação. “Quando participo de palestras, são os ouvintes que preparam os eventos. Eu chego e não há intérprete. E a acessibilidade? Eu sou surda e universitária. É importante ter a presença do intérprete em todos os espaços da instituição. Isso precisa ser contínuo.”

    Atualmente, existem dez intérpretes de Libras que fornecem suporte às atividades do Propae. No entanto, o número ainda é desigual em relação à quantidade de alunos surdos, o que acaba gerando um desgaste pela intensa carga horária de trabalho. “Nós ficamos limitados a ir em todos os espaços da universidade por conta disso. Fica aqui o pedido por mais intérpretes”, frisou.

    Em relação às conquistas, ela enfatiza o papel fundamental do Propae na sua carreira acadêmica. “Ele (Propae) garantiu a minha inclusão dentro da universidade. Tudo o que eu preciso, eu venho aqui e tenho essa assistência e interação. Hoje eu sou monitora de aluna surda. O que aprendi lá atrás, passo para ela como monitora.”

    Por fim, a estudante reforça que a língua de sinais é fundamental para vivermos em sociedade. “Para a continuidade da inclusão entre surdos e ouvintes, a resposta é a comunicação”, finalizou.

    Setembro azul
    A escolha do mês se dá por um conjunto de datas comemorativas e marcos históricos. São elas:

    6 a 11/9 - Em 1880, ocorria o Congresso de Milão, uma conferência internacional sobre a educação das pessoas surdas. A data marca um retrocesso ao proibir o uso das línguas de sinais.

    23/9 - Celebrado o Dia Internacional das Línguas de Sinais. A data escolhida é em homenagem ao dia em que a Federação Mundial dos Surdos foi criada, em 1951.

    26/9 - Comemora-se o Dia Nacional dos Surdos. A data foi instituída por meio do decreto-lei n° 11.796. O dia escolhido é em homenagem à fundação da primeira escola de surdos do Brasil, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).

    30/9 - É o Dia Mundial do Tradutor. A data foi proposta pela Federação Internacional de Tradutores (FIT) em 1991. O intérprete/tradutor de Libras é reconhecido como profissional pelo decreto-lei.

    (Ana Laura Correa/UEM)

    uem-sedia-i-workshop-da-sbm-de-mulheres-na-matematica
    27-09-2024
    Em homenagem à cientista Keti Tenenblat, uma das maiores referências mundiais na área de Geometria, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) promovem, de 2 a 4 de outubro, o I Workshop da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) de Mulheres na Matemática. O workshop reunirá mulheres que atuam na docência e na pesquisa matemática em todas as regiões do Brasil e em todos os níveis de ensino. De acordo com o Departamento de Matemática (DMA), as inscrições devem ser feitas até 2 de outubro pelo site do evento.

    Segundo a organização, esta é a primeira edição do workshop, que deverá ser realizado a cada dois anos em locais diferentes. O objetivo do evento é promover a discussão sobre a questão de gênero na área de Ciências Exatas e a maior representatividade feminina na área de pesquisa e ensino no Brasil. Durante os três dias, os inscritos poderão participar de plenárias, mesas-redondas, rodas de conversa, sessão de pôsteres e autógrafos, oficinas e minicursos. Além da inscrição no evento, os interessados em participar dos minicursos e rodas de conversa precisam se inscrever nas atividades, pois as vagas são limitadas.

    Estão confirmadas nas plenárias do Workshop cinco renomadas pesquisadoras da academia. São elas: Manuela da Silva Souza, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Gabrielle Nornberg, da Universidad de Chile; Regilene Delazari, da Universidade de São Paulo (USP); Maria Soledad Aronna, da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp); e Maria Eulália Vares, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    De acordo com a professora Valéria Cavalcanti, do Departamento de Matemática (DMA), da UEM, e organizadora do evento, o objetivo do workshop é discutir a representatividade feminina nas Ciências Exatas, em particular na Matemática. “Embora a presença de mulheres seja similar à dos homens nos cursos de graduação em Matemática, ela diminui drasticamente em cursos de pós-graduação e cargos mais altos. “É o que chamamos de ‘efeito tesoura’. Para se ter uma ideia, apenas 8% das bolsas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) em Matemática e Estatística são concedidas para as mulheres, o que demonstra a desigualdade. O evento busca promover o interesse das meninas pela Matemática desde cedo, combater estigmas e desestímulos enfrentados por elas, e criar um ambiente de apoio para a continuidade de suas carreiras acadêmicas e científicas. Além disso, serão discutidos temas como assédio, maternidade e a diversidade no ambiente acadêmico, onde ainda prevalece uma cultura masculina. A meta é reduzir disparidades e alcançar igualdade em todos os níveis da carreira”, detalha Cavalcanti.

    A coordenadora do evento destaca ainda que o evento é aberto a todos, independentemente de gênero ou formação escolar ou acadêmica. “Não é um evento só para mulheres. Os homens precisam saber o que a gente está discutindo, eles precisam entender as nossas angústias e anseios, para que possam nos ajudar também.”



    Programação e premiações
    Durante o evento também vai ocorrer o 1º Encontro do Programa de Mentorias para Mulheres na área de STEM (sigla em inglês de ciência, tecnologia, engenharia e matemática). “Este Programa, idealizado pela SBM e pela SBF (Sociedade Brasileira de Física), reúne professoras de universidades públicas ou privadas de todo o País como mentoras e também alunas de pós-graduação, professoras em início de carreira e alunas de pós-doc como mentorandas”, esclarece Cavalcanti que também é coordenadora do Programa. O objetivo do Programa é fornecer treinamento e orientação para mulheres jovens que estão no começo de suas carreiras e têm que lidar com vários desafios da carreira acadêmica.

    Na programação, vários atrativos, como minicurso de Python, apresentação de novidades da pesquisa na área da Matemática e sessão de autógrafos de autores de livros da SBM, como a professora Cecília Fernandez, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e o professor Marcelo Escudeiro Hernandes, da UEM.

    A SBM e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) também vão anunciar, no evento, as vencedoras do “Prêmio Elas na Matemática”. A iniciativa, que tem apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), distribuirá R$ 30 mil para as premiadas em três categorias do concurso: “Jovem Cientista Destaque de Matemática do Brasil”, “Cientista Destaque de Matemática do Brasil” e “Faz a Diferença na Matemática”.

    “Uma das premiações será para jovens mulheres de até 45 anos de idade, que tenham contribuído com a pesquisa Matemática brasileira na formação de recursos humanos e que são lideranças promissoras. Outra é para mulheres sêniores, que durante toda a sua carreira fizeram contribuições relevantes para a pesquisa Matemática brasileira e do exterior, e também para a formação de recursos humanos. Já o terceiro prêmio é para destacar mulheres que tenham contribuído significativamente para a inserção de mulheres e meninas no ambiente acadêmico na área de Matemática”, esclarece Cavalcanti.

    No site oficial do evento, os interessados encontram a programação completa, opções de hospedagem e dicas de como chegar à UEM, seja do aeroporto ou da rodoviária de Maringá.

    Homenageada - A cientista Keti Tenenblat será a homenageada nesta primeira edição do evento por sua contribuição científica ao país. Nascida em 1944 em Izmir (Turquia), Tenenblat emigrou para o Brasil em 1957, onde se formou em Matemática pela UFRJ em 1967. Após o mestrado na University of Michigan e o doutorado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), iniciou carreira acadêmica na Universidade de Brasília (UnB) em 1973, tornando-se professora titular em 1989. Fez pós-doutorado na University of California (1975-1978), com pesquisas influenciadas por S. S. Chern, geômetra diferencial mais influente do século XX, interessando-se pela relação entre geometria diferencial e equações diferenciais. Além de ter presidido a SBM, ela também ocupou cargos de liderança no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Eleita para a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Academia Mundial de Ciências (TWAS), a cientista recebeu várias honrarias, como a Ordem Nacional do Mérito Científico. Atualmente, Tenenblat é professora emérita da UnB, com vasta produção científica, incluindo livros, artigos e orientação de alunos.



    SERVIÇO
    I Workshop da SBM de Mulheres na Matemática

    Quando: 2 a 4 de outubro

    Onde: Departamento de Matemática - Bloco F67 - UEM - Av. Colombo, 5790 – Jd. Universitário - Maringá-PR

    Inscrições: no site do evento

    Mais informações: no site do evento ou por e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    (Marilayde Costa/UEM)

    na-uem-conselheiros-superiores-e-chefes-de-departamento-tomam-posse-nos-proximos-dias
    27-09-2024
    Tomam posse, entre sexta (27) e segunda-feira (30), os novos diretores de centro, chefes de departamento e coordenadores de curso da Universidade Estadual de Maringá (UEM), bem como demais membros dos conselhos superiores da instituição. As quatro sessões solenes de posse ocorrem no Auditório do Bloco B33, no câmpus sede da UEM.

    Neste ciclo de cerimônias, serão empossados todos os eleitos para mandatos que vão de 1° de outubro de 2024 a 30 de setembro de 2026. Chefes de departamento, coordenadores de curso e outros membros dos conselhos superiores com mandatos distintos tomarão posse em cerimônias individuais.

    A primeira solenidade, na sexta-feira (27), às 10h, empossará os novos diretores e diretores-adjuntos dos sete centros de ensino da UEM, que passarão a integrar o Conselho de Administração (CAD). Também na sexta-feira (27), a partir das 14h30, tomam posse as chefias e chefias-adjuntas dos departamentos da Universidade.

    Na segunda-feira (30), a partir das 10h, é a vez dos novos membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP), entre eles coordenadores e coordenadores-adjuntos dos cursos de graduação e pós-graduação da UEM, além de representantes titulares e suplentes de departamentos que não ofertam cursos de graduação. Já a sessão solene do período da tarde, a partir das 14h30, será destinada à posse da representação titular e suplente dos departamentos junto ao Conselho Universitário (COU).

    Todas as cerimônias são abertas ao público em geral. Devido à montagem de parte da estrutura para o Paraná Faz Ciência, que ocorre na UEM entre 7 e 11 de outubro, o espaço em frente ao Bloco B33 não poderá ser utilizado como estacionamento para carros. A orientação é chegar ao local com antecedência e utilizar as vagas de estacionamento nos arredores do bloco.

    Confira, abaixo, a programação das sessões solenes de posse e a lista com os docentes a serem empossados:





    Sexta-feira (27), 10h - Auditório do Bloco B33 - Posse de direção e direção-adjunta dos centros de ensino:


    Centro de Ciências Agrárias (CCA)
    Diretor: Carlos Alberto de Bastos Andrade

    Diretor-adjunto: Ferenc Istvan Bankuti

    Centro de Ciências Biológicas (CCB)
    Diretora: Ana Paula Vidotti

    Diretor-adjunto: Weferson Junio da Graça

    Centro de Ciências Exatas (CCE)
    Diretor: Diogo Francisco Rossoni

    Diretor-adjunto: Marcos Roberto Teixeira Primo

    Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)
    Diretora: Érica Fernandes Alves

    Diretor-adjunto: Oséias da Silva Martinuci

    Centro de Ciências da Saúde (CCS)
    Diretora: Priscila Garcia Marques

    Diretor-adjunto: Dennis Armando Bertolini

    Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA)
    Diretor: João Marcelo Crubellate

    Diretor-adjunto: Antonio Marcos Flauzino dos Santos

    Centro de Tecnologia (CTC)
    Diretor: Edwin Vladimir Cardoza Galdamez

    Diretora-adjunta: Thelma Elita Colanzi Lopes





    Sexta-feira (27), 14h30 - Auditório do Bloco B33 - Posse de chefia e chefia-adjunta dos departamentos:


    Centro de Ciências Agrárias (CCA)

    Departamento de Ciências Agronômicas – Câmpus Regional de Umuarama

    Chefe: Juliana Parisotto Poletine

    Chefe-adjunto: Valdir Zucareli

    Departamento de Medicina Veterinária – Câmpus Regional de Umuarama

    Chefe: Antonio Campanha Martinez

    Chefe-adjunto: Mauro Henrique Bueno de Camargo

    Departamento de Zootecnia

    Chefe: Leandro Dalcin Castilha

    Chefe-adjunta: Simara Márcia Marcato



    Centro de Ciências Biológicas (CCB)

    Departamento de Biologia

    Chefe: Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Junior

    Chefe-adjunta: Ana Tiyomi Obara

    Departamento de Biotecnologia, Genética e Biologia Celular

    Chefe: Maria Cláudia Colla Ruvolo Takasusuki

    Chefe-adjunta: Ana Silvia Lapenta

    Departamento de Bioquímica

    Chefe: Jurandir Fernando Comar

    Chefe-adjunta: Anacharis Babeto de Sá Nakanishi

    Departamento de Ciências Morfológicas

    Chefe: Sônia Trannin de Mello

    Chefe-adjunta: Nilza Cristina Buttow



    Centro de Ciências Exatas (CCE)

    Departamento de Química

    Chefe: Rodrigo Meneghetti Pontes

    Chefe-adjunta: Angélica Machi Lazarin





    Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

    Departamento de Ciências Sociais

    Chefe: Hilton Costa

    Chefe-adjunto: André Luiz da Silva

    Departamento de Filosofia

    Chefe: Mateus Ricardo Fernandes Ferreira

    Chefe-adjunto: Márcio Pires

    Departamento de Fundamentos da Educação

    Chefe: Alessandro Santos da Rocha

    Chefe-adjunta: Thais Godoi de Souza

    Departamento de Geografia

    Chefe: Maria Eugenia Moreira Costa Ferreira

    Chefe-adjunta: Valeria Lima

    Departamento de Música e Artes Cênicas

    Chefe: Pedro Henrique Ludwig

    Chefe-adjunto: Marcus Alessi Bittencourt

    Departamento de Psicologia

    Chefe: Fábio José Orsini Lopes

    Chefe-adjunto: Marcos Maestri

    Departamento de Teoria e Prática da Educação

    Chefe: Maria Simone Jacomini Novak

    Chefe-adjunta: Lilian Alves Pereira Peres

    Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias

    Chefe: Juliano Desiderato Antonio

    Chefe-adjunto: Alexandre Villibor Flory



    Centro de Ciências da Saúde (CCS)

    Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina

    Chefe: Rosilene Fressatti Cardoso

    Chefe-adjunta: Juliana Curi Martinichen Herrero

    Departamento de Ciências Básicas da Saúde

    Chefe: Quirino Alves de Lima Neto

    Chefe-adjunto: Miguel Machinski Júnior

    Departamento de Ciências do Movimento Humano – Câmpus Regional do Vale do Ivaí

    Chefe: Andreia Paula Basei

    Departamento de Educação Física

    Chefe: Ademar Avelar de Almeida Junior

    Chefe-adjunto: Leandro Rechenchosky

    Departamento de Enfermagem

    Chefe: Maricy Morbin Torres

    Chefe-adjunta: Nelly Lopes de Moraes Gil

    Departamento de Farmácia

    Chefe: Marli Miriam de Souza Lima

    Chefe-adjunto: Nelson Yoshio Uesu

    Departamento de Farmacologia e Terapêutica

    Chefe: Roberto Kenji Nakamura Cuman

    Departamento de Odontologia

    Chefe: Fabricio Monteiro de Castro Machado

    Chefe-adjunta: Nair Narumi Orita Pavan



    Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

    Departamento de Ciências Contábeis

    Chefe: Claudinei de Lima Nascimento

    Chefe-adjunto: Claudio Marques

    Departamento de Economia

    Chefe: Jaime Graciano Trintin

    Chefe-adjunto: Marcos Roberto Vasconcelos

    Departamento de Direito Privado e Processual

    Chefe: Silvio Alexandre Fazolli

    Chefe-adjunto: Edson Mitsuo Tiujo

    Departamento de Direito Público

    Chefe: Erika Mendes de Carvalho

    Chefe-adjunta: Solange Montanher Rosolen



    Centro de Tecnologia (CTC)

    Departamento de Design e Moda – Câmpus Regional de Cianorte

    Chefe: Silvia Mara Bortoloto Damasceno Barcelos

    Departamento de Engenharia Civil

    Chefe: José Aparecido Canova

    Chefe-adjunta: Claudia Regina Gregio D´Arce Filetti

    Departamento de Engenharia de Alimentos

    Chefe: Antonio Roberto Giriboni Monteiro

    Chefe-adjunta: Raquel Guttierres Gomes

    Departamento de Engenharia de Produção

    Chefe: Gilberto Clovis Antonelli

    Chefe-adjunta: Marcia Marcondes Altimari Samed

    Departamento de Engenharia Mecânica

    Chefe: Julio Cesar Dainezi de Oliveira

    Departamento de Engenharia Química

    Chefe: Luiz Mario de Matos Jorge

    Departamento de Engenharia Têxtil – Câmpus Regional de Goioerê

    Chefe: Maria Renata Moraes

    Chefe-adjunta: Alessandra Brandani Biggi

    Departamento de Informática

    Chefe: Elvio João Leonardo

    Chefe-adjunto: Marco Aurélio Lopes Barbosa

    Departamento de Meio Ambiente – Câmpus Regional de Umuarama

    Chefe: Rodrigo Tartari





    Segunda-feira (30), 10h - Auditório do Bloco B33 - Posse de coordenação e coordenação-adjunta dos cursos de graduação e pós-graduação da UEM, e representação titular e suplente de departamentos que não oferecem cursos de graduação no CEP:


    Centro de Ciências Agrárias (CCA)

    Curso de Graduação em Agronomia

    Coordenador: Telmo Antonio Tonin

    Coordenadora-adjunta: Reni Saath

    Curso de Graduação em Medicina Veterinária – Câmpus Regional de Umuarama

    Coordenadora: Barbara Cristina Mazzucatto

    Coordenador-adjunto: Sergio Pinter Garcia Filho

    Curso de Graduação em Zootecnia

    Coordenadora: Sheila Tavares Nascimento

    Coordenadora-adjunta: Magali Soares dos Santos Pozza

    Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias – Câmpus Regional de Umuarama

    Coordenador: Antonio Nolla

    Coordenador-adjunto: Tiago Roque Benetoli da Silva



    Centro de Ciências Biológicas (CCB)

    Curso de Graduação em Biotecnologia

    Coordenador: José Ricardo Penteado Falco

    Coordenadora-adjunta: Luciana Andreia Borin de Carvalho

    Curso de Graduação em Bioquímica

    Coordenadora: Paula Gimenez Milani Fernandes

    Coordenador-adjunto: Rafael Castoldi

    Curso de Graduação em Ciências Biológicas

    Coordenadora: Marion Haruko Machado

    Coordenador-adjunto: Paulo Inada

    Curso de Graduação em Ciências Biológicas a Distância

    Coordenador: Carlos Alexandre Fernandes

    Coordenadora-adjunta: Satiko Nanya

    Representante do Departamento de Ciências Morfológicas

    Titular: Angela Maria Pereira Alves

    Suplente: Juliana Vanessa Colombo Martins Perles

    Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas

    Coordenador: Marco Aurélio Schuler de Oliveira

    Coordenador-adjunto: Rogério Marchiosi

    Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas

    Coordenador: Felipe de Oliveira Matos

    Coordenadora-adjunta: Maria Ida Bonini Ravanelli Speziali

    Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais

    Coordenadora: Carla Simone Pavanelli

    Coordenadora-adjunta: Dayani Bailly Fernandes



    Centro de Ciências Exatas (CCE)

    Curso de Graduação em Estatística

    Coordenador: Brian Alvarez Ribeiro de Melo

    Coordenador-adjunto: George Lucas Moraes Pezzot

    Curso de Graduação em Física a Distância

    Coordenador: Mauricio Antonio Custódio de Melo

    Coordenador-adjunto: Paulo Ricardo Garcia Fernandes

    Curso de Graduação em Química

    Coordenador: Jaime da Costa Cedran

    Coordenador-adjunto: Vagner Roberto de Souza

    Programa de Pós-Graduação em Bioestatística

    Coordenador: Willian Luis de Oliveira

    Coordenador-adjunto: Vanderly Janeiro

    Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática

    Coordenador: Marcos Cesar Danhoni Neves

    Coordenador-adjunto: André Luis de Oliveira

    Programa de Pós-Graduação em Química

    Coordenador: Andrelson Wellington Rinaldi

    Coordenador-adjunto: Eduardo Radovanovic



    Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

    Curso de Graduação em Artes Cênicas

    Coordenadora: Martha Dias da Cruz Leite

    Coordenadora-adjunta: Vania Aparecida Malagutti da Silva Fialho

    Curso de Graduação em Artes Visuais

    Coordenadora: Roberta Stubs Parpinelli

    Coordenadora-adjunta: Sheilla Patrícia Dias de Souza

    Curso de Graduação em Ciências Sociais

    Coordenadora: Zuleika de Paula Bueno

    Coordenadora-adjunta: Marivânia Conceição de Araujo

    Curso de Graduação em Comunicação e Multimeios

    Coordenadora: Graça Penha Nascimento Rossetto

    Coordenador-adjunto: Rodrigo Correa Gontijo

    Curso de Graduação em Filosofia

    Coordenador: Murilo Furtado Coura

    Coordenador-adjunto: André Luiz Cruz Sousa

    Curso de Graduação em História

    Coordenadora: Neilaine Ramos Rocha de Lima

    Coordenador-adjunto: Hudson Siqueira Amaro

    Curso de Graduação em História a Distância

    Coordenadora: Karla Maria da Silva

    Coordenador-adjunto: Leandro Brunelo

    Curso de Graduação em História – Câmpus Regional do Vale do Ivaí

    Coordenador: Luis Fernando Pessoa Alexandre

    Coordenadora-adjunta: Suelem Halim Nardo de Carvalho

    Curso de Graduação em Letras

    Coordenadora: Margarida da Silveira Corsi

    Coordenadora-adjunta: Hélcius Batista Pereira

    Curso de Graduação em Letras a Distância

    Coordenadora: Rosangela Aparecida Alves

    Coordenador-adjunto: Weslei Roberto Candido

    Curso de Graduação em Música

    Coordenador: John Kennedy Pereira de Castro

    Coordenador-adjunto: Paulo Lopes

    Curso de Graduação em Pedagogia

    Coordenadora: Conceição Solange Bution Perin

    Coordenadora-adjunta: Neide de Almeida Lança Galvão Favaro

    Curso de Graduação em Pedagogia a Distância

    Coordenador: Marco Antonio de Oliveira Gomes

    Coordenadora-adjunta: Cristiane Silva Melo

    Curso de Graduação em Pedagogia – Câmpus Regional de Cianorte

    Coordenadora: Gesilaine Mucio Ferreira

    Curso de Graduação em Psicologia

    Coordenador: Carlos Eduardo Lopes

    Coordenadora-adjunta: Carolina Laurenti

    Curso de Graduação em Secretariado Executivo Trilíngue

    Coordenador: Fabio Lucas Pierini

    Coordenadora-adjunta: Aline Cantarotti

    Curso de Graduação em Serviço Social – Câmpus Regional do Vale do Ivaí

    Coordenadora: Edinaura Luza

    Coordenadora Adjunto: Maria Celeste Melo da Cruz

    Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

    Coordenadora: Meire Mathias

    Coordenadora-adjunta: Fagner Carniel

    Programa de Pós-Graduação em Geografia

    Coordenador: Edison Fortes

    Coordenador-adjunto: Cleverson Alexsander Reolon

    Programa de Pós-Graduação em Psicologia

    Coordenador: Guilherme Elias da Silva

    Coordenadora-adjunta: Sylvia Mara Pires de Freitas



    Centro de Ciências da Saúde (CCS)

    Curso de Graduação em Biomedicina

    Coordenadora: Vania Ramos Sela da Silva

    Coordenadora-adjunta: Andrea Claudia Bekner da Silva Fernandes

    Representante do Departamento de Ciências Básicas da Saúde

    Titular: Alice Maria de Souza Kaneshima

    Suplente: Larissa Danielle Bahls Pinto

    Curso de Graduação em Educação Física

    Coordenadora: Vania de Fatima Matias de Souza

    Coordenador-adjunto: Giuliano Gomes de Assis Pimentel

    Curso de Graduação em Educação Física – Câmpus Regional do Vale do Ivaí

    Coordenador: Ricardo Alexandre Carminato

    Curso de Graduação em Enfermagem

    Coordenadora: Marcela Demitto Furtado

    Coordenadora-adjunta: Maria de Fatima Garcia Lopes Merino

    Curso de Graduação em Farmácia

    Coordenador: Marco Antonio Costa

    Curso de Graduação em Medicina

    Coordenador: Paulo Roberto Donadio

    Coordenadora-adjunta: Fernanda Shizue Nishida Carignano

    Curso de Graduação em Odontologia

    Coordenador: Vanessa Cristina Veltrini

    Coordenador-adjunto: Helio Hissashi Terada

    Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

    Coordenadora: Maria Aparecida Salci

    Coordenador-adjunto: Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera



    Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

    Curso de Graduação em Administração

    Coordenadora: Vilma Meurer Sela

    Coordenadora-adjunta: Cleiciele Albuquerque

    pcs-da-uem-abre-inscricoes-para-alunos-regulares-no-mestrado-e-doutorado
    27-09-2024
    O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PCS) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está com inscrições abertas para a seleção de candidatos da área da saúde nos níveis de mestrado e doutorado, com ingresso previsto para março de 2025.

    Serão oferecidas até 18 vagas para o mestrado e 10 para o doutorado. As inscrições podem ser feitas exclusivamente on-line até o dia 3 de outubro, por meio deste link.

    Além dessas vagas, haverá uma reserva de uma vaga para Pessoas com Deficiência (PcD) e uma vaga para pessoas do grupo de negros e indígenas.

    A classificação dos candidatos ao mestrado e doutorado será realizada por meio de entrevista e análise de currículo. Para os candidatos ao doutorado, é necessário apresentar um projeto de pesquisa.

    O resultado final será divulgado na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e em seu site até o dia 11 de outubro. As instruções sobre matrícula serão publicadas no edital do resultado.

    Mais informações podem ser obtidas por meio deste edital, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., pelo telefone (44) 3011-4564 ou presencialmente no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, localizado na Av. Colombo, 5790 - Bloco 126, Universidade Estadual de Maringá.

    (Francisco Dias Neto/UEM)

    em-maringa-uem-abre-inscricoes-para-monitores-voluntarios-do-parana-faz-ciencia-2024
    28-09-2024
    A Coordenação da Comissão Organizadora local do Paraná Faz Ciência 2024 informa que está com inscrições abertas para a seleção de monitores voluntários para atuar nas diversas atividades do evento, que ocorrerá no câmpus da Universidade Estadual de Maringá (UEM) entre os dias 7 e 11 de outubro.

    O objetivo é selecionar estudantes de graduação e pós-graduação da UEM para atuarem como monitores, auxiliando na organização e no atendimento aos participantes, contribuindo para o sucesso do Paraná Faz Ciência.

    Podem participar discentes de graduação e de pós-graduação Stricto Sensu da UEM. A participação como monitor é voluntária e não será remunerada. Os turnos disponíveis são: das 8h às 12h, das 12h às 16h e das 16h às 20h. Os estudantes poderão informar sua disponibilidade e escolher entre carga horária diária de 4h ou 8h.

    Atribuições dos monitores
    Recepcionar, registrar e organizar visitantes, fornecendo informações sobre o evento e sobre a UEM.
    Auxiliar pesquisadores e expositores em aspectos técnicos da montagem e organização da mostra, além de resolver problemas eventuais.
    Realizar outras atividades relacionadas à organização e funcionamento do evento, conforme necessário.
    Os monitores selecionados receberão instruções específicas em uma reunião no dia 5 de outubro, às 14h, em local a ser definido e comunicado com antecedência.
    Informações importantes serão enviadas por meio de um grupo de WhatsApp disponível em chat.whatsapp.com/J042dAioluAJ3aWE2jCO1K.
    Inscrições e seleção
    As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de outubro exclusivamente por meio de um formulário eletrônico disponível neste link. A divulgação do resultado e da escala ocorrerá no dia 4 de outubro.

    Mais informações podem ser obtidas neste edital ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

    (Francisco Dias Neto/UEM)

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